Fechar
Type at least 1 character to search
Ir para o topo

Acerola

Smarketing

O que é Smarketing e quais as vantagens para o seu negócio

Você já deve ter ouvido falar em Smarketing, não é mesmo? Se ainda nunca ouviu falar a respeito, saiba que essa estratégia tem se tornado cada dia mais rentável entre as empresas.

O termo pode parecer um certo erro de digitação. No entanto, ele se trata apenas da abreviação das palavras Sales e Marketing, que se refere a integração entre as áreas de vendas e marketing de uma empresa.

Enquanto muitos pensam que a junção desses dois departamentos é praticamente impossível, o Smarketing está demonstrando que essa combinação pode demonstrar ótimos resultados para uma empresa, o que já é motivo para investir na estratégia, certo?

Seja em um comércio, empresa de construção civil, indústria de ímã de ferrite, entre qualquer outra empresa, o Smarketing pode promover benefícios como: redução dos custos, alinhamento das operações, maior trabalho em equipe, integração, e muito mais.

Se interessou pelo Smarketing? Então nós elaboramos este post exclusivamente para te explicar todos os detalhes dessa estratégia revolucionária. Continue nos acompanhando! Vamos lá?

Afinal, o que é Marketing?

Basicamente, o Smarketing é uma estratégia que alinha o departamento de marketing e vendas para obter resultados cada vez melhores e escaláveis.

Os termos Sales (vendas) e Marketing originaram o nome Smarketing, que viralizou entre muitas empresas, especialmente em startups.

Em uma empresa que vende etiqueta de segurança, enquanto o departamento de marketing tem a ideia de atrair leads (potenciais clientes) e nutrí-los com materiais e estratégias relevantes, a equipe de vendas aborda esses leads de maneira que eles consigam fechar um negócio ou comprar determinados produtos.

E claro, com a junção do marketing e das vendas, os resultados podem se tornar ainda mais relevantes.

Para você ter uma ideia, segundo a hubspot, as empresas que possuem os times de vendas e marketing bem alinhados conseguem atingir uma média de 20% de crescimento anual.

Quais as vantagens do Smarketing?

Para integrar a equipe de marketing com o time de vendas, pode ser um processo complicado e até mesmo demorado. No entanto, no final disso tudo, você poderá ganhar o fator mais importante para uma equipe produtiva: o equilíbrio.

O alinhamento entre o departamento de marketing e vendas chegou para resolver os problemas e necessidades entre as duas áreas, que por sua vez, vão passar a trabalhar juntas com metas e objetivos semelhantes, além de, é claro, o objetivo e as informações serem compreendidos e alinhados por todos.

Se você atua com sistema de combate a incêndio, por exemplo, um dos principais benefícios do Smarketing é que ele consegue resolver as dores de cabeça de cada um dos times. Isso é essencial para aumentar a motivação de cada colaborador e até mesmo tornar a sua equipe mais unida.

Afinal, com as reuniões e análises envolvendo sempre os dois setores, a aproximação naturalmente fica evidente.

Dessa forma, as duas áreas acabam se complementando, deixando qualquer tipo de rivalidade de lado. O resultado costuma vir no aumento da produtividade e das vendas do seu negócio!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.